terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Dia Nacional da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil aconteceu no dia 14 de agosto, sábado. E nós Desbravadores do Clube Querubins fizemos parte desse dia dando informações para as pessoas, distribuindo informativos sobre a vacina e entregando balões para as crianças.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Ministério da Saúde












terça-feira, 27 de abril de 2010

No dia 24 de Abril nosso clube não comemorou o Dia dos Desbravadores em nossa igreja local, fomos até a cidade Torre de Pedra no interior de SP, onde nosso querido Mateus, que já pertenceu ao Clube Querubins, está morando. Ele iria se batizar neste dia, portanto fomos fazer uma programação especial para ele e a igreja da APAC em que se encontra. Ficamos o dia todo na cidade deixando nosso testemunho como desbravadores e mostrando as maravilhas da natureza para nossos pequenos.












sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nosso Clube no Campori Online

Serafins
Mensageiras da Paz
Luz para o Mundo

sábado, 17 de abril de 2010

IX Campori Online - Associação Paulistana

Texto 3

Era manhã do dia 25 de Dezembro de 1997, dia de Natal. Havíamos deixado nossas filhas e parentes naquele dia especial, sozinhos no Brasil, para irmos ao Aeroporto de Guarulhos, São Paulo a fim de fazermos a nossa primeira viagem missionária a África. Não conseguimos passagens para nenhuma outra data a não ser aquela. Deus com o seu amor sem limites estava dando vida ao nosso sonho missionário. Embarcamos às 1 da manhã num vôo que estava vindo de Buenos Aires com escala em São Paulo e que iria para Moscou na Rússia. A empresa era a Aeroflot. O avião era muito antigo, parecia "uma lata velha voadora”. Quando embarcamos em São Paulo o avião começou a fazer um barulho muito estranho numa das turbinas. O avião balançava e tremia muito e todos os passageiros começaram a ficar preocupados. Como o barulho continuou o avião pousou no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro para fazer uma revisão. Ficamos parados mais de uma hora, num calor insuportável.
Éramos cerca de 400 passageiros. Finalmente a revisão terminou e o avião decolou novamente em direção as ilhas de Cabo Verde, onde nós faríamos uma conexão para a Guiné Bissau. Durante algumas horas, o vôo foi tranqüilo, serviram um gostoso almoço e tudo estava aparentemente normal. Quando nós atravessamos a linha do Equador sobrevoando o Oceano Atlântico, o avião fez um barulho muito grande e começou a cair literalmente. O impulso era tão forte para baixo que parecia um elevador desgovernado indo em direção ao solo.

Houve pânico coletivo. Os passageiros começaram a gritar muito alto e algumas mulheres choravam desesperadas. Pelo impulso os maleiros se abriram e as malas começaram a cair em cima da cabeça dos passageiros. O pessoal da tripulação pedia calma, porém, o pânico era coletivo. O nosso colega, Gilmar um enfermeiro que estava viajando conosco, tentou levantar-se para segurar as malas que caíam sobre sua cabeça, mas devido ao forte impulso, ele foi jogado para cima e bateu com a cabeça no teto do avião. Tudo parecia perdido. Eu sou um pouco frio em situações difíceis e de risco.
Enquanto todos gritavam, eu comecei a orar e falar com Deus, dizendo: "Senhor, esta é a nossa primeira viagem missionária. Será que Tu vais permitir que todos morramos agora? Por favor, meu Deus, faça alguma coisa para salvar a nossa vida, pois eu gostaria muito de fazer o teu trabalho na África.Senhor, este é o nosso sonho! Por favor, ajude-nos! " De repente o avião foi controlado pelo piloto e como já estava perto de Cabo Verde, conseguimos pousar na Ilha do Sal, pela graça de Deus, por volta das 16:00 horas. Nesta ilha o avião fez mais uma manutenção e seguiu para Moscou na Rússia. E nós ficamos ali para fazermos uma conexão para a Guiné Bissau.

Do livro:
Missionários do Século XXI – Uma fantástica aventura por países da janela 10/40
Por Davi Tavares & Ângela Tavares

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Especialidade de Flores

1. Desenhar ou fotografar 35 espécies de flores silvestres e identificá-las corretamente.


Violeta
Tulipa
Rosa
Onze Horas
Narciso
Margarida
Malva Silvestre
Lirio

Girassol
Dente de leãoDalia
Crisântemo
Azaléia
Antúrio
Flor de Abóbora

Item prático, aí é com você...


2. Desenhar e classificar corretamente, ou apontar numa flor ao natural, as partes da mesma: pistilo, estame, pétala e sépala.
Pistilo – Unidade de gineceu, composta de ovário, estilete e estigma.
Estame – Órgão floral feminino, formado de filamento que contém sacos polínicos.
Pétala – Cada uma das partes distintas da corola.
Sépala – Cada uma das partes que formam o cálice das flores.

3. Dar o nome de seis famílias de flores e suas características peculiares. Dar o nome de pelo menos duas flores de cada família.

1) Malváceas – Gerânio, Hibiscos, Quiabo;
2) Aráceas – Antúrio, Copo-de-leite;
3) Ypomeáceas – Ipoméia, Batata-doce;
4) Violáceas – Amor-perfeito, Violetas;
5) Compostas – Margaridas, Zínia, Mal-me-uer;
6) Bignoneáceas – Flor-de-ipê, Caroba.

4. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização. Item prático, aí é com você...
Ex.: Para observar o nascimento e o crescimento de uma flor, o melhor exemplo é o da Zínia ou Capitão. Coloca-se a semente no solo, cobre-se levemente para que os pardais não comam; vem a chuva regar e o sol aquecer, logo sai as cotiledôneas, duas folhinhas, em seguida mais o embrião que também são duas folhas e daí vão crescendo a folha oposta na altura de doze centímetros. Surge no meio das últimas folhinhas um botãozinho meio vermelhinho. Depois de alguns dias desabrocha uma linda flor composta; aparecem as borboletas; monarca, papilo, rabo-de-andorinha, Dione vanilae, Anartia amatema, todas eslas vem sugar o doce néctar e ao mesmo tempo levam nas patinhas o pólen para as outras flores da mesma espécie, fertilizando-as.

5. Citar pelo menos duas plantas que sejam venenosas ao toque, e mencionar se houver, alguma que exista em seu bairro.

1) Aroeira – Dá erupção na pele e inchaço, causando coceiras;
2) Urtiga – Produz uma dorzinha irritante por várias horas. Existem duas espécies de urtiga.

6. Fazer três das exigências a seguir:

A) Desenhar ou fotografar uma série de pelo menos seis flores, mostrando na ordem, as cores do arco-íris.

Vermelhas (Hibiscos), alaranjadas (Verbenas), amarelas (São José), verdes (Beijo-de frade), azul (amarantos), e violeta (Cosmos).

B) Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas e nenhuma pétala.

5 (Beijo-de-frade), 4 (Flor-de-calancho), 3 (Flor-de-tapueraba), nenhuma (Marcélia e Amaranto).

C) De olhos vendados, distinguir e dar nome de duas entre cinco flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.
Item prático, aí é com você...

D) Listar flores que você observou enquanto eram visitadas – para fins de alimentação – por:

1) Pássaros – Brinco-de-princesa e Hibisco;
2) Abelhas – Flor-de-cerejeira e Pessegueiro;
3) Mariposas – São noturnas, difíceis de observar;
4) Besouros – Ipomeas.

E) Observar uma flor pelo menos dez minutos, à luz do sol, e pelo menos dez minutos após o anoitecer e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes, e o nome da flor.
Item prático, aí é com você...

quarta-feira, 31 de março de 2010

História do Desbravador

No Brasil

Em nosso país a história dos Desbravadores padece por falta de registros e documentação comprobatória. Não existem atas, nem livros, nem artigos de revistas, nem jornais que confirmem os fatos relatados. Falando ao jornalista Michelson Borges, da Casa Publicadora Brasileira, Henry Feyerabend disse: "Eu sempre entendi que em Lageado Baixo foi fundado o primeiro Clube do Brasil, mas não tenho nenhuma prova disso, nem certeza tenho, pois não há nenhum registro da organização desse clube".

Muitas realizações , nomes de pessoas, datas e informações podem ter caído involuntariamente no anonimato ou simplesmente ter sido esquecidos pelas deficiências naturais da comunicação oral. Conseqüentemente, as versões existentes, aqui apresentadas, podem, num momento ou noutro, chocar-se. Mas que tal incarar tudo isso como parte de um grande e belo mosaico construído por muitos atores?

O que você vai ler a seguir faz parte de um esforço de reconstrução da história, baseado praticamente em lembranças e relatos de personagens muito importantes para os Desbravadores no Brasil. Eles efetivamente contribuíram para estabelecer um programa que deu certo, e o mérito de todos (Cláudio Belz, Edgard Turcílio, Henry Feyerabend, Jairo de Araújo, Jesus Nazareth Bronze, José Silvestre, Luis Roberto Farias, Osvaldo Haroldo Fuckner, Wilson Sarli... ) foi acreditar no potencial dos juvenis e jovens cristãos de nosso país. A dificuldade de precisar nomes, lugares e datas pode ser a oportunidade de dedicar somente a Cristo as homenagens e o louvou pelo grande empreendimento espiritual e social que é o Clube de Desbravadores.
Segundo Claudinei Candido Silva, pesquisador do Departamento de Desbravadores da Associação Geral , o Pastor Jairo Tavares de Araújo, então líder da juventude adventista da Divisão Sul-Americana, com sede ainda no Uruguai foi o primeiro a incentivar a organização de Clubes de Desbravadores na América do Sul. Em 1957, ele preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores.

Em São Paulo

"Tive a oportunidade de conversar com o Pr. Jairo de Araújo, por ocasião de um Camporee da União Central Brasileira, realizado em Brasília, quando ele e eu fomos homenageados pela criação desse movimento [ Desbravadores] no Brasil", conta o Pastor Wilson Sarli. "Ele me lembrou de quando, em 1959, por ocasião das comemorações dos 40 anos da Sociedade dos Missionários Voluntários no Brasil, realizadas no artigo Colégio Adventista Brasileiro, de 29 de julho a 1 de agosto, ele lançou um desafio para a criação de clubes de desbravadores. Eu estava presente a este congresso, ainda como distrital em Bauru, SP. Mas, até então, não havia desbravadores no Brasil. Era uma atividade desconhecida."
O primeiro contato que o Pastor Wilson Sarli teve com um clube de desbravadores organizado, foi no dia 6 de janeiro de 1961, em Embalce Rio Tercero, na Argentina. Ele havia recém assumido o Departamento de Jovens da Associação Paulista e estava representando São Paulo no Congresso de Jovens da União Austral. Na sexta-feira assistiu as apresentações de um clube de desbravadores no Chile, sob a liderança do Pastor John B. Youngberg, missionário americano que havia criado o clube naquele país.
De volta ao Brasil, com todo material que conseguiu com o Pastor Youngbeerg, o Pastor Wilson pediu a sua secretária que o traduzisse. Segundo ele, esse material foi-lhe solicitado pelo Pastor Henry Feyerabend e também serviu de apoio ao surgimento dos Desbravadores em Santa Catarina. Alguns dias depois, o Pastor Jesus Nazareth Bronze, então Distrital de Ribeirão Preto, comunicou-lhe que a comissão da igreja havia recentemente escolhido um diretor para o Clube de Desbravadores local, a ser fundado, e solicitava instruções para o seu funcionamento.
Em Ribeirão Preto, o Pastor Wilson foi apresentado a um dos primeiros diretores de clube do Brasil, o jovem Luis Roberto Farias, que foi substituído logo depois por Edgard Turcílio. No sábado, todos aguardavam ansiosos pelas palavras do Pastor da Associação, que naquele dia pregaria sobre o Clube de Desbravadores.

Jardim Botânico












No dia 21 de março, estivemos no Jardim Botânico com os desbravadores para concluirmos as especialidades de flores e árvores. Para as crianças que estão começando a frequentar o clube, foi uma nova e boa experiência.


Quem somos

Somos meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Temos reuniões uma vez por semana para aprender a desenvolver nossos talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Nós vibramos com atividades ao ar livre. Gostamos de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabemos cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e temos a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatemos, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
Trabalhamos em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestamos, também, socorro em calamidades e participamos ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formamos muitos amigos!

Nosso Clube está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existimos oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.

Conheça um de nossos Clubes e você terá uma surpresa agradável.