segunda-feira, 12 de abril de 2010

Especialidade de Flores

1. Desenhar ou fotografar 35 espécies de flores silvestres e identificá-las corretamente.


Violeta
Tulipa
Rosa
Onze Horas
Narciso
Margarida
Malva Silvestre
Lirio

Girassol
Dente de leãoDalia
Crisântemo
Azaléia
Antúrio
Flor de Abóbora

Item prático, aí é com você...


2. Desenhar e classificar corretamente, ou apontar numa flor ao natural, as partes da mesma: pistilo, estame, pétala e sépala.
Pistilo – Unidade de gineceu, composta de ovário, estilete e estigma.
Estame – Órgão floral feminino, formado de filamento que contém sacos polínicos.
Pétala – Cada uma das partes distintas da corola.
Sépala – Cada uma das partes que formam o cálice das flores.

3. Dar o nome de seis famílias de flores e suas características peculiares. Dar o nome de pelo menos duas flores de cada família.

1) Malváceas – Gerânio, Hibiscos, Quiabo;
2) Aráceas – Antúrio, Copo-de-leite;
3) Ypomeáceas – Ipoméia, Batata-doce;
4) Violáceas – Amor-perfeito, Violetas;
5) Compostas – Margaridas, Zínia, Mal-me-uer;
6) Bignoneáceas – Flor-de-ipê, Caroba.

4. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização. Item prático, aí é com você...
Ex.: Para observar o nascimento e o crescimento de uma flor, o melhor exemplo é o da Zínia ou Capitão. Coloca-se a semente no solo, cobre-se levemente para que os pardais não comam; vem a chuva regar e o sol aquecer, logo sai as cotiledôneas, duas folhinhas, em seguida mais o embrião que também são duas folhas e daí vão crescendo a folha oposta na altura de doze centímetros. Surge no meio das últimas folhinhas um botãozinho meio vermelhinho. Depois de alguns dias desabrocha uma linda flor composta; aparecem as borboletas; monarca, papilo, rabo-de-andorinha, Dione vanilae, Anartia amatema, todas eslas vem sugar o doce néctar e ao mesmo tempo levam nas patinhas o pólen para as outras flores da mesma espécie, fertilizando-as.

5. Citar pelo menos duas plantas que sejam venenosas ao toque, e mencionar se houver, alguma que exista em seu bairro.

1) Aroeira – Dá erupção na pele e inchaço, causando coceiras;
2) Urtiga – Produz uma dorzinha irritante por várias horas. Existem duas espécies de urtiga.

6. Fazer três das exigências a seguir:

A) Desenhar ou fotografar uma série de pelo menos seis flores, mostrando na ordem, as cores do arco-íris.

Vermelhas (Hibiscos), alaranjadas (Verbenas), amarelas (São José), verdes (Beijo-de frade), azul (amarantos), e violeta (Cosmos).

B) Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas e nenhuma pétala.

5 (Beijo-de-frade), 4 (Flor-de-calancho), 3 (Flor-de-tapueraba), nenhuma (Marcélia e Amaranto).

C) De olhos vendados, distinguir e dar nome de duas entre cinco flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.
Item prático, aí é com você...

D) Listar flores que você observou enquanto eram visitadas – para fins de alimentação – por:

1) Pássaros – Brinco-de-princesa e Hibisco;
2) Abelhas – Flor-de-cerejeira e Pessegueiro;
3) Mariposas – São noturnas, difíceis de observar;
4) Besouros – Ipomeas.

E) Observar uma flor pelo menos dez minutos, à luz do sol, e pelo menos dez minutos após o anoitecer e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes, e o nome da flor.
Item prático, aí é com você...

9 comentários: