terça-feira, 27 de abril de 2010

No dia 24 de Abril nosso clube não comemorou o Dia dos Desbravadores em nossa igreja local, fomos até a cidade Torre de Pedra no interior de SP, onde nosso querido Mateus, que já pertenceu ao Clube Querubins, está morando. Ele iria se batizar neste dia, portanto fomos fazer uma programação especial para ele e a igreja da APAC em que se encontra. Ficamos o dia todo na cidade deixando nosso testemunho como desbravadores e mostrando as maravilhas da natureza para nossos pequenos.












sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nosso Clube no Campori Online

Serafins
Mensageiras da Paz
Luz para o Mundo

sábado, 17 de abril de 2010

IX Campori Online - Associação Paulistana

Texto 3

Era manhã do dia 25 de Dezembro de 1997, dia de Natal. Havíamos deixado nossas filhas e parentes naquele dia especial, sozinhos no Brasil, para irmos ao Aeroporto de Guarulhos, São Paulo a fim de fazermos a nossa primeira viagem missionária a África. Não conseguimos passagens para nenhuma outra data a não ser aquela. Deus com o seu amor sem limites estava dando vida ao nosso sonho missionário. Embarcamos às 1 da manhã num vôo que estava vindo de Buenos Aires com escala em São Paulo e que iria para Moscou na Rússia. A empresa era a Aeroflot. O avião era muito antigo, parecia "uma lata velha voadora”. Quando embarcamos em São Paulo o avião começou a fazer um barulho muito estranho numa das turbinas. O avião balançava e tremia muito e todos os passageiros começaram a ficar preocupados. Como o barulho continuou o avião pousou no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro para fazer uma revisão. Ficamos parados mais de uma hora, num calor insuportável.
Éramos cerca de 400 passageiros. Finalmente a revisão terminou e o avião decolou novamente em direção as ilhas de Cabo Verde, onde nós faríamos uma conexão para a Guiné Bissau. Durante algumas horas, o vôo foi tranqüilo, serviram um gostoso almoço e tudo estava aparentemente normal. Quando nós atravessamos a linha do Equador sobrevoando o Oceano Atlântico, o avião fez um barulho muito grande e começou a cair literalmente. O impulso era tão forte para baixo que parecia um elevador desgovernado indo em direção ao solo.

Houve pânico coletivo. Os passageiros começaram a gritar muito alto e algumas mulheres choravam desesperadas. Pelo impulso os maleiros se abriram e as malas começaram a cair em cima da cabeça dos passageiros. O pessoal da tripulação pedia calma, porém, o pânico era coletivo. O nosso colega, Gilmar um enfermeiro que estava viajando conosco, tentou levantar-se para segurar as malas que caíam sobre sua cabeça, mas devido ao forte impulso, ele foi jogado para cima e bateu com a cabeça no teto do avião. Tudo parecia perdido. Eu sou um pouco frio em situações difíceis e de risco.
Enquanto todos gritavam, eu comecei a orar e falar com Deus, dizendo: "Senhor, esta é a nossa primeira viagem missionária. Será que Tu vais permitir que todos morramos agora? Por favor, meu Deus, faça alguma coisa para salvar a nossa vida, pois eu gostaria muito de fazer o teu trabalho na África.Senhor, este é o nosso sonho! Por favor, ajude-nos! " De repente o avião foi controlado pelo piloto e como já estava perto de Cabo Verde, conseguimos pousar na Ilha do Sal, pela graça de Deus, por volta das 16:00 horas. Nesta ilha o avião fez mais uma manutenção e seguiu para Moscou na Rússia. E nós ficamos ali para fazermos uma conexão para a Guiné Bissau.

Do livro:
Missionários do Século XXI – Uma fantástica aventura por países da janela 10/40
Por Davi Tavares & Ângela Tavares

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Especialidade de Flores

1. Desenhar ou fotografar 35 espécies de flores silvestres e identificá-las corretamente.


Violeta
Tulipa
Rosa
Onze Horas
Narciso
Margarida
Malva Silvestre
Lirio

Girassol
Dente de leãoDalia
Crisântemo
Azaléia
Antúrio
Flor de Abóbora

Item prático, aí é com você...


2. Desenhar e classificar corretamente, ou apontar numa flor ao natural, as partes da mesma: pistilo, estame, pétala e sépala.
Pistilo – Unidade de gineceu, composta de ovário, estilete e estigma.
Estame – Órgão floral feminino, formado de filamento que contém sacos polínicos.
Pétala – Cada uma das partes distintas da corola.
Sépala – Cada uma das partes que formam o cálice das flores.

3. Dar o nome de seis famílias de flores e suas características peculiares. Dar o nome de pelo menos duas flores de cada família.

1) Malváceas – Gerânio, Hibiscos, Quiabo;
2) Aráceas – Antúrio, Copo-de-leite;
3) Ypomeáceas – Ipoméia, Batata-doce;
4) Violáceas – Amor-perfeito, Violetas;
5) Compostas – Margaridas, Zínia, Mal-me-uer;
6) Bignoneáceas – Flor-de-ipê, Caroba.

4. Descrever o ciclo de vida de uma flor em particular, incluindo o papel dos insetos ou vento na polinização. Item prático, aí é com você...
Ex.: Para observar o nascimento e o crescimento de uma flor, o melhor exemplo é o da Zínia ou Capitão. Coloca-se a semente no solo, cobre-se levemente para que os pardais não comam; vem a chuva regar e o sol aquecer, logo sai as cotiledôneas, duas folhinhas, em seguida mais o embrião que também são duas folhas e daí vão crescendo a folha oposta na altura de doze centímetros. Surge no meio das últimas folhinhas um botãozinho meio vermelhinho. Depois de alguns dias desabrocha uma linda flor composta; aparecem as borboletas; monarca, papilo, rabo-de-andorinha, Dione vanilae, Anartia amatema, todas eslas vem sugar o doce néctar e ao mesmo tempo levam nas patinhas o pólen para as outras flores da mesma espécie, fertilizando-as.

5. Citar pelo menos duas plantas que sejam venenosas ao toque, e mencionar se houver, alguma que exista em seu bairro.

1) Aroeira – Dá erupção na pele e inchaço, causando coceiras;
2) Urtiga – Produz uma dorzinha irritante por várias horas. Existem duas espécies de urtiga.

6. Fazer três das exigências a seguir:

A) Desenhar ou fotografar uma série de pelo menos seis flores, mostrando na ordem, as cores do arco-íris.

Vermelhas (Hibiscos), alaranjadas (Verbenas), amarelas (São José), verdes (Beijo-de frade), azul (amarantos), e violeta (Cosmos).

B) Apresentar flores frescas, secas ou prensadas que tenham: cinco pétalas, quatro pétalas, três pétalas e nenhuma pétala.

5 (Beijo-de-frade), 4 (Flor-de-calancho), 3 (Flor-de-tapueraba), nenhuma (Marcélia e Amaranto).

C) De olhos vendados, distinguir e dar nome de duas entre cinco flores silvestres ou cultivadas, usando apenas o sentido do olfato.
Item prático, aí é com você...

D) Listar flores que você observou enquanto eram visitadas – para fins de alimentação – por:

1) Pássaros – Brinco-de-princesa e Hibisco;
2) Abelhas – Flor-de-cerejeira e Pessegueiro;
3) Mariposas – São noturnas, difíceis de observar;
4) Besouros – Ipomeas.

E) Observar uma flor pelo menos dez minutos, à luz do sol, e pelo menos dez minutos após o anoitecer e relatar os insetos que a visitaram. Mencionar o número de visitantes, e o nome da flor.
Item prático, aí é com você...